quarta-feira, 20 de março de 2013

Momento num Pôrto que Renasce

Fundo de origem: BIEV/LAS/PPGAS
Fonte:  Revista do Globo
Data: 24 agosto de 1946

Página 48
Página 49
"Por dentro e por fora do pôrto se nota muita coisa que esteve a ponto de ser esquecida à força de não existir durante logo período. Por fora, as pilhas e volumes enchendo as plataformas dos armazéns, uns e outros do dia inteiro devorados pelos caminhões enfileirados; por dentro, a fila de mastros paralela à fila de armazéns.
Já se disse até que as instalações do pôrto se tornaram insuficientes. Isto é uma verdade, pois tem acontecido, em mais de uma ocasião nestes últimos meses, que um, dois e mesmo três navios precisam de esperar a vez de atracar. Por outro lado, muito artigo já se tem estragado ao sol e à chuva por não encontrar local de armazenagem.
É bem possível que muitas causas, principalmente a guerra, tenham divertido as atenções que se deveriam fixar no importante problema de manter um pôrto à altura das necessidades de qualquer época. Com certeza isso será solucionado com a brevidade que é de desejar. Sobretudo, sejamos conformados: se os armazéns estão sempre superlotados, a coisa é um bom sinal, pois impede que ali sejam retidas certas mercadorias, como aconteceu com frequência, por ocasião de manobras altistas (será que isso ainda não acontece?)."


Nenhum comentário:

Postar um comentário